Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Conheça mitos e verdades sobre hérnia de disco

Dor nas costas, dificuldade para pegar objetos mais pesados, para locomover-se e até mesmo para trabalhar. Esses são alguns dos principais sintomas e consequências da hérnia de disco, doença que atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O problema é consequência do desgaste dos discos intravertebrais que, na prática, funcionam como amortecedores naturais do impacto entre as vértebras.

A ortopedista da Neo Ortopedia, Fernanda Gonçalves, explica que as hérnias de disco são mais comuns nas primeiras fases de degeneração da coluna, sendo mais frequentes no adulto jovem, com idades entre 30 e 50 anos. Ela alerta também para outros sinais da doença: “Os sintomas podem ser desde hérnias assintomáticas, dor na coluna, irradiação de dor para membros inferiores e superiores, dormência nos braços e pernas, formigamento, sensação de queimação e até fraqueza. Estes últimos mais graves e geralmente cirúrgicos”, destaca.

A ortopedista ressalta ainda que a principal causa de hérnia de disco é propensão genética. “Outros fatores que podem contribuir para o surgimento de hérnias são sedentarismo, posturas inadequadas, tabagismo, excesso de peso corporal e hábito de carregar muito peso sem preparo da coluna. Raramente as hérnias são causadas por trauma”, diz Fernanda Gonçalves.

Abaixo, a ortopedista, traumatologista e cirurgiã de coluna vertebral, Fernanda Gonçalves, esclarece o que é mito ou verdade em relação a este tema, além de esclarecer sobre sintomas e tratamento da doença:

Todas as hérnias geram pressão nos nervos e, por isso, causam dor?

Fernanda Gonçalves – Não. Os sintomas de hérnia dependem do tamanho e da localização da hérnia. Por isso é importante a avaliação médica com exame físico para confirmar o diagnóstico do paciente. Hérnias podem ser assintomáticas.

Quem for acometido por hérnia de disco sentirá dores para o resto da vida?

Fernanda Gonçalves – Não. Na maioria dos casos os pacientes conseguem bom resultado de melhora de dor e qualidade de vida com medicação e fisioterapia.

Toda hérnia na coluna é hérnia de disco?

Fernanda Gonçalves – Sim. Existem as hérnias de disco anteriores e posteriores. As posteriores são as mais sintomáticas. Já os nódulos de Schmorl, que são hérnias para dentro do corpo vertebral, normalmente não tem significado clínico. Mas todas são hérnias de disco.

Hérnias tem ocorrências somente em pessoa mais velhas?

Fernanda Gonçalves – Não. As hérnias de disco são mais comuns nas primeiras fases de degeneração da coluna (disfunção e instabilidade), sendo, portanto, mais frequentes no adulto jovem 30-50 anos.

A musculação é contraindicada a pacientes com hérnia?

Fernanda Gonçalves – Pelo contrário, o exercício físico é um excelente tratamento para os casos de hérnia de disco. Dependendo do quadro do paciente, o médico pode limitar alguns exercícios. Os portadores de hérnia de disco devem ter maior cuidado na execução correta do exercício, sendo mais importante nesses casos a realização da musculação com a orientação de um educador físico.

A cirurgia é o tratamento de escolha para hérnias?

Fernanda Gonçalves – A maior parte dos pacientes com hérnia de disco respondem bem ao tratamento com fisioterapia e medicação. A cirurgia é indicada nos casos de falha do tratamento conservador ou nos casos de déficit neurológico.

Hoje em dia tem-se dado prioridade ao tratamento endoscópico (por vídeo), que permite alta precoce (no mesmo dia) e retorno mais rápido ao trabalho e as atividades esportivas com a mesma taxa de sucesso da cirurgia aberta convencional.

A hérnia de disco pode causar alterações de sensibilidade, perda de força e atrofias musculares?

Fernanda Gonçalves – Sim. Quando a hérnia comprime uma raiz nervosa ou mesmo a medula nos níveis mais altos os pacientes podem sentir queimação, formigamento, dormência, fraqueza e atrofia nos braços e pernas. Lembrando que fraqueza e atrofia muscular são sintomas graves e geralmente de indicação cirúrgica.

O uso frequente de sapatos de salto alto contribui para o surgimento da hérnia de disco?

Fernanda Gonçalves – Não. Saltos altos não causam hérnia de disco, mas podem piorar a dor nos pacientes que já possuem hérnia.

Um paciente que passou por cirurgia de hérnia de disco nunca mais terá que se preocupar com o retorno do problema?

Fernanda Gonçalves – Não. Na cirurgia para tratamento da hérnia de disco (discectomia) somente o fragmento herniado do disco é removido. Pode ocorrer, portanto, recidiva da hérnia no mesmo nível (cerca de 4% dos casos). E podem surgir hérnias em outros níveis na coluna. Portanto, o paciente que operou de hérnia de disco deve manter atividade física e controle de peso como medidas preventivas de novas hérnias.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

Gastronomia

Com excelentes gastronomia e mixologia, espaço é fruto de retrofit meticuloso

Gente

Anapaula Della Piazza é a primeira mulher no Brasil a receber a Medalha de Collegium Cocorum, a mais alta honraria concedida pela Federazione Italiana...

Moda

A nova collab entre Joe Freshgoods e New Balance traz de volta o modelo 1000, um retrô-running dos anos 1990, agora com um design...

Música

Show será em julho na Concha Acústica; ingressos estão à venda

Moda

Marca baiana com pegada carioca aposta no beachwear e está de olho nas linhas Fitwear e Resort Wear para o segundo semestre de 2024

Moda

Grife propõe modelagens versáteis para o dia a dia da mulher urbana

Música

O cantor, compositor e percussionista Wilson Café inicia temporada de shows com o espetáculo O Tempo e a Maré, nesta quarta-feira (24/04), às 20...

Música

Evento reunirá sucessos dos artistas Aisha, Candice Fiais, Eric Assmar, Julia Ramos e Wyl Junior (RestGate Blues)